-

A bela adormecida da vida real


Nicole Delien, 17 anos, a "Bela Adormecida" da vida real
Nicole Delien, 17 anos, moradora de North Fayette, EUA, é portadora de uma condição chamada de Síndrome de Kleine-Levin, também conhecida como Síndrome da Bela Adormecida. Essa condição faz com que a jovem durma de 18 a 19h por dia e, quando acordada, faça as tarefas diárias, como comer e escovar os dentes, em um estado de sonambulismo.
Durante uma de suas crises, Nicole perdeu as festas de final de ano, acordando apenas no dia primeiro de janeiro do ano seguinte. Segundo a mãe da adolescente, "ela nunca se acostumou com sua condição, e vive chateada com isso".

A jovem Nicole se desespera ao acordar de um longo sono
Às vezes, Nicole dorme de 32 a 64 dias, levantando para comer e fazer suas necessidades fisiológicas como sonâmbula.
A doença que acomete a jovem estadunidense é muito rara, afetando cerca de mil pessoas ao redor do mundo. No caso dela, os médicos só chegaram ao diagnóstico após 25 meses de investigação.
Quando um episódio da Síndrome da Bela Adormecida começa, o paciente vai aos poucos ficando sonolento, cansado e dorme a maior parte do dia e da noite, acordando, apenas, para comer ou ir ao banheiro. Quando acordado, o paciente parece "aéreo", desconcentrado, confuso, desorientado e letárgico. Alguns pacientes também reclamam de "barulho excessivo" e "luzes fortes".
Não existe cura para a Kleine-Levin, mas a família de Nicole está usando uma combinação de remédios para epilepsia e narcolepsia para minimizar os incidentes a dois por ano.

- Assista a participação de Nicole no The Jeff Probst Show (inglês).
- Veja reportagem do programa Fantástico, da Globo, sobre uma menina brasileira que também sofre com a Síndrome de Kleine-Levin. Clique aqui.