-

6 motivos para comer banana todos os dias

Comer bana todos os dias faz muito bem à saúde. Apesar de sua má fama, a banana tem poucas calorias e pode ser uma fruta muito adequada para favorecer a perda de peso.


As bananas são maravilhosas - sem duplos sentidos, hein? Seu sabor estimula, agrada e combina de maneira excepcional com uma infinidade de alimentos, como o mel, a canela, a aveia, as nozes, o leite (batida de banana é uma delícia)…

É também a fruta favorita dos atletas e, realmente, basta uma banana por dia para obter uma boa dose de energia e nutrientes para tratar o cansaço ou uma fraqueza momentânea.

Algo que todos sabemos é que não falta quem evite comer bananas por medo de engordar.

Mas, é preciso avaliar estes dados com objetividade: uma banana por dia, sobretudo pela manhã, não faz mal, nem vai nos fazer ganhar quilos extras. A chave, como sempre, está no equilíbrio e na consciencialização de que comer bem é viver bem. Diga-me o que comes e eu te direi quem és.

As bananas podem lhe ajudar a ter uma saúde de ferro. Se você não acredita, então veja 6 bons motivos que irão convencê-lo a comer banana durante os 7 dias da semana.

1. Banana é uma das frutas mais nutritivas da natureza

As bananas são incrivelmente nutritivas. Por isso, são o alimento mais correto para compor nosso café da manhã e para começar o dia com a máxima energia.

Veja todos os nutrientes que uma só banana contém:

  1. Uma alta quantidade de fibras e múltiplos antioxidantes
  2. Minerais (potássio, magnésio, cobre, manganês)
  3. Vitaminas (B6 e C)
  4. Carboidratos
  5. Proteínas

Além disso, cabe lembrar que as bananas contêm uma grande quantidade de água e pouquíssima gordura. Quer mais o quê?

2. As bananas regulam o nível de açúcar no sangue

A banana é rica em uma substância chamada pectina, uma fibra solúvel que nos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Assim, a banana (a pectina) regula o apetite e torna mais lento o esvaziamento do estômago.
Por sua vez, se escolhemos as bananas menos maduras (sem chegar a estar completamente verdes), regulamos muito melhor o índice glicêmico. Dessa forma, evitamos os temidos picos de glicose, que, às vezes, são causados por outras frutas mais doces.
No entanto, se somos diabéticos, o mais recomendável é evitar o consumo de bananas maduras e se informar com um médico sobre a melhor forma de consumi-las.

3. Banana ajuda a melhorar a digestão

Algo que, sem dúvida, gostará de saber é que uma banana média contém dois tipos de fibra: a pectina e o amido (já citados).

Esses dois componentes favorecem de um modo maravilhoso a nossa digestão. O amido, por exemplo, “escapa” da própria digestão para ir, diretamente, até nosso intestino grosso, onde se converte em alimento para as bactérias intestinais benéficas.
Uma flora intestinal forte e saudável é sinônimo de saúde: absorvemos melhor os nutrientes e evitamos a prisão de ventre.
Por sua vez, a pectina nos ajuda a proteger e a cuidar da saúde do cólon.

4. Banana faz bem para o coração

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, sobretudo para regular e equilibrar a pressão arterial. Se nos acostumarmos a consumir uma banana por dia, cuidaremos de nossos níveis de potássio, um mineral essencial para cuidar de nosso bem-estar cardiovascular.

5. Comer banana ajuda a emagrecer

Sério! As bananas possuem várias características que as tornam aliadas fabulosas para favorecer a perda de peso.

Para se convencer disso, oferecemos os seguintes dados:
  • Para começar, a banana contém muito poucas calorias.
  • São saciantes e nutritivas. Basta incluí-las em seu café da manhã, juntamente com alguma proteína, algumas nozes, um café ou xícara de chá, para descobrir que se sentirá “cheio” e com um bom nível de energia durante toda a manhã.
  • Também são ricas em fibras, como já explicamos: cuidará de sua saúde digestiva, evitará a prisão de ventre…
  • Além disso, e, como dado interessante, vai gostar de saber que, nas dietas para perder peso, é possível utilizar muito as bananas verdes.
Experimente comer bananas durante 10 dias e observe o efeito que elas terão sobre você.

6. Banana é uma ótima aliada de quem pratica exercícios físicos

Como falamos no início do post, a banana é a fruta perfeita para os atletas. O motivo? Por seu teor de minerais e carboidratos de fácil digestão. O consumo regular de banana pode nos ajudar a diminuir as câimbras musculares relacionadas ao exercício.

Realmente, se você não é atleta, mas sofre com câimbras noturnas habitualmente, não hesite: inclua em seu jantar uma banana (que não esteja excessivamente madura) e evitará esses incômodos.
Além do mais, a banana nos oferece uma alta carga nutricional “antes, durante e depois” do exercício, sobretudo se for de resistência.

Se todos esses motivos não bastaram, lembre-se: não é à toa que a banana é a fruta mais consumida no Brasil e a segunda no mundo, atrás apenas da laranja. Ela ocupa a primeira posição no ranking mundial de produção de frutas, com mais de 106 milhões de toneladas. Ou seja: o mundo todo não pode estar errado. Coma banana!