-

Como saber se você tem o que é necessário para se tornar um empreendedor?

O sonho da maioria dos brasileiros é ter o próprio negócio, virar chefe de si mesmo. Mas, como saber se você tem o que é necessário para ser um empreendedor?

Será que eu posso me tornar um empreendedor?

Talvez você ache que empreender é coisa para jovens especialistas em informática, tal como Mark Zuckerberg e seu Facebook. Sim, existem muitos jovens que decidem começar o próprio negócio, muitos deles na informática e na internet, mas a realidade é que a média de idade para os empreendedores é de 40 anos.
Contudo, se a idade não é um fator de preocupação para você, talvez o dinheiro seja. Certamente que é prudente começar pequeno e ter uma atividade paralela para se manter – nenhum começo é fácil. Mas, a verdade é que a maioria das pessoas que quer empreender não encontra barreira no dinheiro, mas no medo do desconhecido, no medo de fracassar.

Qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor?

Por mais que muitos autores e palestrantes vendam a ideia de que qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor, a verdade é ninguém sabe se tem as qualidades necessárias para empreender até começar a empreender. Afinal, o primeiro passo é tentar.

Como me tornar um empreendedor? 

A boa notícia é que algumas habilidades podem ser aprendidas e melhoradas, como o seu poder de persuasão. De acordo com especialistas, para aumentar as suas chances de sucesso, é preciso saber como trazer as pessoas certas para o seu lado, para que elas também enxerguem o seu objetivo, o seu sonho.
Outras habilidades certamente serão adquiridas com o passar do tempo e com a superação de obstáculos, tais como a organização, a pró-atividade e a responsabilidade pela tomada de decisões e suas consequências.

Só não espere que abrir a própria empresa e ser chefe de si mesmo signifique menos trabalho. A bem da verdade, você irá trabalhar como nunca trabalhou na sua vida. Por outro lado, você irá satisfazer uma necessidade inerente à alma humana que é criar, construir algo novo e deixar um legado para as próximas gerações. Nada pode ser mais difícil e, ao mesmo tempo, mais gratificante do que empreender. Tente e verá.